Protocolo de Montreal | HCFC's

  • IFBA mobiliza técnicos da Bahia para realizarem os cursos de boas práticas em sistemas de ar condicionado
  • IFBA mobiliza técnicos da Bahia para realizarem os cursos de boas práticas em sistemas de ar condicionado

    Em dezembro passado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Salvador, formou a primeira turma para o curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split, realizado no âmbito da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). E, agora em janeiro, mais duas turmas estão previstas.

     

    Segundo o professor Luiz Gustavo Duarte (foto), pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, as turmas não param por aí: “No curso de boas práticas em refrigeração, que realizamos durante a Etapa 1 do PBH, fizemos uma mobilização em regiões do Estado e deu certo. Fizemos o deslocamento de professores e equipamentos e conseguimos superar as expectativas do Ministério do Meio Ambiente e da GIZ em número de alunos. Foi muito expressivo o número de técnicos que quiseram participar dos cursos de boas práticas e também muito gratificante rodar pelo Interior e ser tão bem recebidos. Percebemos que há muita carência de informação e há muitos técnicos ávidos por conhecimento. Alguns chegaram a vir a Salvador para realizarem outros cursos do IFBA. Agora, que já temos essa experiência, vamos repetir a mobilização nesses novos cursos sobre sistemas de ar condicionado”.

     

    Com essa experiência, o pró-reitor do IFBA espera realizar com sucesso os novos cursos em Salvador e interior da Bahia, nos quais estão previstas 500 vagas, até 2020.   “Já temos demanda para esses cursos nas cidades de Ilhéus, Feira de Santana e Porto Seguro”, diz. 

     

    Para Duarte há um ganho institucional importante na realização desses cursos, porque o conhecimento, principalmente em relação à proteção ambiental, não fica restrito aos professores e alunos capacitados, ele acaba sendo compartilhado com os demais professores e turmas. “O esforço que o IFBA fez no curso anterior foi bastante reconhecido. Isso para nós é muito importante, tanto pela boa qualificação dos técnicos, com conscientização ambiental, quanto do ponto de vista institucional, pela visibilidade que esses cursos proporcionam”, afirma.

     

    Mais informações

     

    O professor Antonio Gabriel S. Almeida, coordenador do Núcleo de Refrigeração, Climatização e Automação (NRCA), responsável pela organização dos cursos técnicos em Refrigeração e Climatização do IFBA, informa que os técnicos interessados em realizar esses cursos precisam comprovar conhecimento prévio na área para poderem se inscrever (requisito de três anos de experiência prática).

     

    Mais informações podem ser obtidas, diretamente no IFBA, pelos telefones: (71) 2102-9568 / 99152-6991 e pelo endereço eletrônico gabrielalmeida@ifba.edu.br.  

Mais notícias